http://www.reclameaqui.com.br/2947979/b ... ir-celular
O banco Santander respondeu ao site ReclameAqui apenas que "esta reclamação foi analisada e respondida". De fato, responderam diretamente a mim, e as respostas foram:
Fale conosco: explicou o que era o "SMS token". Obrigado, mas sou profissional de informática há mais de 24 anos e também sou capaz de ler o que já estava escrito no site do banco, então vão dar esta resposta para o populacho incauto que venha a cometer o erro infeliz de abrir uma conta no Santander.
Ouvidoria: a Ouvidoria do Santander, como de todos os outros bancos brasileiros, é uma FARSA que, tanto em minha experiência pessoal quanto na observação das soluções apresentadas a outros clientes, JAMAIS intercede a favor do cliente. Limitou-se a enviar uma carta basicamente informando que iriam proceder assim mesmo e fim, mais uma vez demonstrando o cinismo do slogan do banco, "vamos fazer juntos?". Ou talvez eu não tenha entendido o slogan direito, e ele signifique, "vamos fazer juntos mais dinheiro para o banco?".
* * *
Minha réplica no ReclameAqui:
A "resolução" do caso, como é de PRAXE no banco Santander, foi tanto os canais de atendimento quanto a FARSA que é a Ouvidoria do banco IGNORAREM a argumentação do cliente, limitando-se a repetir que os códigos de autorização passarão a ser enviados exclusivamente via celular e fim de papo, como sempre demonstrando o cinismo de seu slogan "vamos fazer juntos?".
As seguintes providências serão tomadas por mim e pelos colaboradores do site Brasil Livre, sob a orientação dos consultores legais que nos prestam assessoria:
1 - Promoção de boicote total ao banco Santander no Brasil.
2 - Envio de representação ao Ministério Público, acompanhada de farta documentação comprovando a relativa facilidade com que terminais celulares podem ser clonados, além da facilidade com que comunicações através deste tipo de aparelho podem ser interceptadas, o que torna o procedimento de enviar códigos de autorização para celulares um risco constante à segurança dos dados e do patrimônio dos clientes com o banco.
3 - Propositura de ações coletivas contra o banco, com o endosso de outros clientes, através de entidades oficiais de defesa do consumidor.
4 - Divulgação maciça do caso através de todo tipo de veículos de mídia, especialmente aqueles a que tenho acesso direto.
Pedro Corbett
Brasil Livre - Direitos Individuais e do Consumidor
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Boicote o internet banking do banco Santander e proteja-se
Boicote o internet banking do banco Santander e proteja-se
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"Yeah, in a very special way. An Irishman."
(Once Upon A Time In The West, 1968)
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Re: Boicote o internet banking do banco Santander e proteja-
Parece que eu advinhei que eles estavam com a corda no pescoço:
Bradesco negocia compra do Santander no Brasil
Negócio para o banco espanhol, que já se desfez de operações no Chile e na Colômbia, é imperativo em razão da crise bancária na Espanha.
Bradesco negocia compra do Santander no Brasil
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